Futsal ou Futebol de Salão?

Por em 7 de março de 2013

Desde pequeno sempre lemos, ouvimos e jogamos futsal. Mas outras pessoas dizem que praticam o futebol de salão. Afinal futsal e futebol de salão é a mesma coisa? Ou futsal é uma abreviação de futebol de salão?  Tecnicamente é o mesmo esporte. Vamos fazer uma breve contextualização histórica para explicar a origem dos dois.

O futebol de salão surgiu na década de 30, precisamente em 1934. O autor da invenção seria o professor uruguaio, Juan Carlos Ceriani Gravier. Nos anos 30 a seleção uruguaia de futebol de campo era referência no futebol mundial, pois era bicampeã olímpica e mundial. Desde a sua criação, a FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) era quem dirigia o futebol de salão. Já o futsal surgiu entre a década de 80 e 90, no resultado entre a fusão do futebol de salão e o futebol de cinco. A junção e mistura dos dois futebóis foi criação da FIFA (Federação Internacional de Futebol), que mudou as regras do futebol de salão e passou adotar a modalidade chamada futsal.

Ainda na década de 80, o futebol de salão era administrado pela FIFUSA, porém a FIFA propôs a unificação das duas entidades. O acordo de junção não se concretizou e a FIFA alterou o nome para futsal, criando novas regras para o esporte. Assim a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (carrega esse nome, mas utiliza as regras do futsal) se filiou a FIFA. Os campeonatos mundiais de futsal são todos organizados pela Federação Internacional de Futebol.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *