A influência do futsal no futebol de campo

Por em 11 de março de 2013

 Desde pequeno, as crianças são colocadas pelos pais nas escolinhas de futsal, com intuito de que aqueles meninos um dia possam virar grandes jogadores de futebol profissional. Vários jogadores consagrados do futebol mundial começaram as dar os primeiros passos da carreira no futsal.

 Craques como Ronaldo, Ronaldinho, Robinho e Neymar, começaram a dar os primeiros chutes dentro das quadras. Para muitos o futsal ajuda na formação do jogador de campo, pois o atleta de futsal tem maior contato com a bola, assim o aprimoramento da parte técnica é muito maior. Alguns craques e lendas das quadras tentaram fazer o caminho inverso, depois de se tornarem jogadores profissionais de futsal. Falcão e Manoel Tobias se aventuraram pelos campos, mas sem grande sucesso por São Paulo e Grêmio respectivamente.

 Para Bruno Prota, treinador e coordenador da equipe de futsal do Mackenzie, os jogadores que começaram desde pequeno no futsal e passaram para o campo, tem maior capacidade técnica e sobressaem em relação aos demais atletas.

 “O futsal é uma modalidade muito próxima do Futebol de Campo, mais tenho o embasamento de vários estudos que dizem que o futsal é uma modalidade onde o atleta possui maior contato com a bola, assim o mesmo acaba evoluindo com maior facilidade quanto à tomada de decisão e tecnicamente” comentou o treinador.

 Por ser uma modalidade de espaços reduzidos e com menos integrantes que uma partida de campo, a participação do atleta se dá a todo o momento, seja com a bola ou sem ela. O raciocínio rápido é uma dos principais fundamentos que o atleta aprimora jogando futsal. Além da facilidade em realizar dribles curtos e elásticos.

 “Os fundamentos em geral são fundamentais no futsal, assim o atleta que possui o acompanhamento de um profissional qualificado (Profissional de Educação Física) deverá ter todos os fundamentos desenvolvidos, sendo o jogador de futsal exigido como um atleta completo” disse Bruno Prota.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *