Atualização e evolução: oficiais de arbitragem mineiros participam de encontro importante visando a temporada 2016

O sábado (12/3) foi de atenção especial aos oficiais de arbitragem na Federação Mineira de Futsal. Durante a manhã, foi realizada no Auditório da AMIFE, na sede da FMFS, em Belo Horizonte, uma reunião com os árbitros mineiros que integram o quadro nacional.

Eles receberam orientações e instruções de Guilherme José Brandão Silva, o Palhinha, Gestor da Liga Nacional de Futsal, e de Paraguassu Figueiredo, Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futsal. Na oportunidade, foram discutidas e reforçadas as novas e antigas orientações aos árbitros, anotadores, cronometristas e representantes. O objetivo era claro: o alinhamento entre a atuação dos profissionais, dentro e fora da quadra, com os objetivos e necessidades da Liga Nacional de Futsal, qualificando os jogos e a competição.

“Neste ano optamos por fazer esse encontro por estados e achamos interessante reunir não só os árbitros, como também anotadores, cronometristas e representantes, para que a mensagem seja a mesma. Quem está fazendo as palestras são sempre as mesmas pessoas: o Rudy, como coordenador dos representantes, o Paraguaçu como coordenador dos árbitros, e eu sobre a instituição Liga. Assim tentamos unificar, fazer uma padronização desse processo”, destacou Guilherme José Brandão Silva, o Palhinha, Gestor da Liga Nacional de Futsal, que completou: “Todo ano isso vai acontecer, seja com todos ou com alguns grupos. O objetivo é rever os acontecimentos, atualizar os envolvidos e corrigir o que não deu certo”, finalizou.

Também com ampla experiência no futsal, Paraguassu Figueiredo reforçou a importância do evento realizado em Minas Gerais, que também se repetiu em outras regiões do território nacional.

“Estamos fazendo uma padronização para que todos os árbitros trabalhem da mesma forma, tanto na Liga quanto nas competições estaduais e demais competições nacionais. Isso é muito importante. A gente passa o ano todo verificando os setores e aplicações da regra que devem melhorar e então trabalhamos em cima disso. Assim podemos ter melhoras na arbitragem e podemos acompanhar também a evolução dos jogos e das equipes do futsal brasileiro, que é constante”, disse o Coordenador de Arbitragem da CBFS.

Presidente avalia a iniciativa
Presente ao evento, o novo Presidente da Federação Mineira de Futsal, José Raimundo Carvalho, se mostrou satisfeito com a disposição dos árbitros mineiros e com a atitude da Liga Nacional.

“Esse tipo de iniciativa é fundamental para que haja uma alinhamento entre os oficiais de arbitragem que atuam na Liga Nacional de Futsal. Fico feliz em ver os oficiais mineiros sendo prestigiados e se mostrando interessados nas informações apresentadas. Esse tipo de iniciativa traz benefícios não só à Liga, mas também ao futsal do nosso estadual. É uma oportunidade para os nossos oficiais evoluírem”, destacou José Raimundo.

Também no sábado (12/3), no turno da tarde, foi realizado no mesmo local, pela FMFS, a reunião com os oficiais de arbitragem de Região Metropolitana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *