Mauro Sandri fala sobre carreira, preparação física e o curso que chega em BH

por Rafael Miguel

   No dia 2 de Junho você tem um encontro marcado com o preparador físico do Magnus Futsal e da Seleção Brasileira, Mauro Sandri.

Com aulas práticas e teóricas, ele vai falar de “Preparação Física – Da Iniciação ao Alto Rendimento”.

Sandri concedeu entrevista para a Federação Mineira de Futsal para falar sobre sua carreira, preparação física, Falcão, Seleção Brasileira e é claro, o curso que ocorre no dia 2 de junho na PUC em Belo Horizonte.

Confira a seguir:

FMFS – Fale um pouco da sua carreira? Como você começou no futsal e na preparação física?

Mauro Sandri – Na verdade eu começo no futsal nas categorias de base da Malwee de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Iniciei a faculdade aos 16 anos, conciliando com a vida de atleta, mas eu precisava de algumas horas de estágio e pedi na direção do clube para trabalhar lá. Então auxiliei o treinador na categoria em que eu era atleta, no sub-20, e as coisas acabaram acontecendo e fui tomando gosto. Em menos de 1 ano seu deixei de ser atleta para assumir de vez os cargos de preparador físico do sub-20 e auxiliar da preparação física da equipe adulta.

FMFS – Em quais clubes já passou como preparador física?

Mauro Sandri – Fiquei por 4 anos no Malwee, depois eu fui para o Futsal Russo, onde fiquei 1 no Spartak. Depois voltei para o Brasil, para trabalhar no Corinthians, onde fiquei 4 anos e depois retorno para Jaraguá do Sul, onde fiquei mais 4 anos. Em 2017 recebi a proposta do Magnus, onde estou até hoje. Desde o final de 2016 estou na seleção brasileira. Inicialmente com o PC de Oliveira e agora com o Marquinhos Xavier.

FMFS – Você trabalha com um dos maiores jogadores de futsal da história. Como é a convivência com o Falcão?

Mauro Sandri – O Falcão eu pude trabalhar com ele há uns 9, 10 anos e agora nós pudemos voltar a trabalhar juntos. Ele é um cara maravilhoso, muito dedicado. Na parte física ele sempre se entrega, mesmo com 41 anos de idade. Hoje nessa fase final da carreira dele ele tem uma agenda super carregada, compromissos profissionais, entrevistas, reuniões e a gente entende que ele não está o tempo que ele gostaria treinando. Mas ele é diferenciado, pela qualidade, pela presença, tudo o que ele traz de bom, de mídia, só tenho coisas boas a falar, tanto dentro quanto fora de quadra.

Foto: Mauro Sandri na Seleção Brasileira / Arquivo Pessoal

FMFS – Quais as grandes diferenças na preparação física de um clube e uma seleção?

Mauro Sandri – Eu penso que no clube a gente tem a obrigação de preparar os atletas desde a base para a melhor performance possível nas competições. Já na seleção a gente recebe os atletas no auge da performance e nós temos a responsabilidade de monitorar, controlar e evitar sobrecargas, mas a gente tem uma menor condição de preparar o atleta, nosso objetivo é mais de cuidar deles.



CLIQUE AQUI E FAÇA A INSCRIÇÃO PARA O CURSO: PREPARAÇÃO FÍSICA – DA INICIAÇÃO AO ALTO RENDIMENTO.



FMFS – Quais as principais mudanças na preparação física nos últimos anos?

Mauro Sandri – É o que nós falamos repetidamente no nosso dia a dia de trabalho. O esporte está se tornado cada vez mais intenso, então hoje os atletas permanecem cada vez um tempo menor em quadra, mas eles percorrem a mesma distância que percorriam há 10 anos atrás, aproximadamente. Porém, os atletas jogavam na faixa de 30, 40 minutos e hoje eles jogam entre 18 e 22 minutos por jogo. Então o esporte ficou muito intenso!

FMFS – Quais as principais diferenças no trabalho do preparador físico na base e no profissional?

Mauro Sandri – Eu penso que na base o preparador físico tem que ter um cuidado muito especial com a formação do atleta, pensar em longo e médio prazo, ter os cuidados com o corpo, respeitar as fases de amadurecimento de cada atleta. Já no profissional a gente trabalha exclusivamente com resultados imediatos, muitas vezes a gente precisa sobrecarregar os atletas para atingir o máximo de performance.


Foto: Mauro Sandri / Arquivo Pessoal

FMFS – Qual a sua expectativa para o curso e para estar em BH? Quais suas impressões sobre o futsal mineiro?

Mauro Sandri – A expectativa é a melhor possível, que seja um ambiente com muitos profissionais. Que a gente consiga trocar informações. Eu falo que eu sempre aprendo nesses cursos, que a melhor maneira de aprender é ensinando, então essa troca de informações com diversos profissionais de várias realidades é muito bacana.

A gente tem um carinho muito grande pelo futsal mineiro. É uma das referências na formação de atletas, principalmente no trabalho realizado pelo Minas Tênis Clube, acabou até sendo uma referência para outras regiões do país. A gente até sente por não terem mais equipes adultas disputando competições nacionais, sabemos que não é tão simples, mas temos um carinho muito grande pelo futsal mineiro.

FMFS – O que as pessoas que se inscreverem no curso vão poder conferir?

Mauro Sandri – Eu penso que vão conseguir absolver conceitos da preparação física, nas diversas categorias. Tudo o que a gente faz no dia a dia. Detalhes de periodização, detalhes de trabalhos a curto, médio e longo prazo, competições de tiro curto, onde a gente joga muitos jogos em poucos dias. Talvez essa seja a grande prioridade da maioria das pessoas que vão estar participando do curso.

FMFS – Qual a importância de treinadores participarem de cursos e estarem sempre se atualizando?

Mauro Sandri – Nossa modalidade é carente de cursos e capacitações, não só na preparação física, mas também na parte técnica, tática, psicológica, a gente tem uma demanda muito pequena de capacitação. Então que os treinadores da área aproveitem essa oportunidade. Eu acho muito importante que treinadores participem de cursos sobre preparação física, por que a maioria das equipes do país, tanto na categoria de base, quando no profissional, não possuem um preparador físico em tempo integral, então os treinadores acabam fazendo essa dupla função. Por isso a importância deles estarem se capacitando nessa área.


CLIQUE AQUI E FAÇA A INSCRIÇÃO PARA O CURSO: PREPARAÇÃO FÍSICA – DA INICIAÇÃO AO ALTO RENDIMENTO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *